Festival Vambora está rumo ao lixo zero

O 3º Festival Vambora em parceria com a Teoria Verde, membro do Instituto Lixo Zero Brasil, conseguiu desviar 72% dos resíduos gerados durante os três dias de evento.

 

Por Luana F. Moreira

 

         Nos dias 23 a 27 de outubro, aconteceu a 6º edição da Semana Lixo Zero em Cuiabá e no último dia do evento, na sexta, aconteceu o Encontro de Boas Práticas Lixo Zero: Conectando para Transformar a Gestão de Resíduos, onde instituições compartilharam suas experiências e ações concretas relacionadas à missão do Lixo Zero, no Centro Sebrae de Sustentabilidade. A gestão do Movimento Vambora participou da palestra e relataram os benefícios e desafios para implementar a iniciativa Lixo Zero no 3º Festival Vambora. 

        Para isso, a gestão do festival buscou minimizar os impactos ambientais do evento e procurou a consultoria da Teoria Verde, empresa especializada em educação ambiental e consultoria Lixo Zero, que organizaram um plano de ação e implementação de atividades para a correta gestão de resíduos, de forma  sustentável e eficaz. Nessa colaboração para o desperdício mínimo e baixo impacto ambiental, o festival conseguiu desviar 72% dos resíduos gerados no evento e está rumo ao Lixo Zero.

       Na palestra a presidenta do Movimento Vambora, Silvana Cordova, ressaltou a importância da valorização dos artistas regionais: “Como vamos fazer a diferença no nosso Estado? O primeiro desafio é fazer com que as pessoas escutem os nossos artistas” , e ainda complementa, “a segunda é dar a devida destinação dos resíduos gerados durante o Festival, preservando e cuidando do meio ambiente aqui no nosso Estado. Só assim vamos fazer a diferença. Inovar é sempre um grande desafio” .

        Além disso, o coordenador geral da assocoçiação, Matheus De Luca, relatou os desafios de implementar a iniciativa Lixo Zero no 3º Festival Vambora, “Quando veio a ideia de fazer um Festival com responsabilidade social, cultural e também ambiental, começamos a pensar em como vamos atuar na mudança de comportamento”.

       Segundo o coordenador, “Tínhamos uma missão: reduzir os impactos negativos da realização de um grande evento. Então procuramos a Teoria Verde, que sem eles não conseguiríamos, porque não fazíamos ideia de como iríamos começar. O gestor ainda ressalta, “Tivemos que pensar e repensar na forma em como íamos fazer o festival e a equipe da Teoria Verde nos ajudou desde a fase de planejamento do festival.” O coordenador contou que o objetivo era esse: "Tínhamos uma ideia: como fazer um festival que não gerasse lixo e que não fosse tudo descartado ali dentro e seria a reciclagem dos resíduos“.  

         Para a equipe do evento o desafio era ainda maior, pois nas palavras do coordenador geral Matheus De Luca, “Nessa consultoria com a Teoria Verde que vai muito além de reciclar, buscar fazer um evento Lixo Zero requer que mude toda a forma de fazer o evento”. Pois segundo ele, “essa foi uma decisão que gerou um impacto em todas as áreas de planejamento e organização do evento. Começamos a pensar na logística do evento, central de resíduos, montagem, comunicação visual, consumo, praça de alimentação com pratos e talheres compostáveis de matéria orgânica( papel e bambu)”. Logo, a maioria dos materiais utilizados na comunicação visual do evento foram reciclados e os resíduos orgânicos do evento foram encaminhados para a compostagem.        

     O Festival Vambora contou com vários palcos para a cultura alternativa, com manifestações artísticas de dança, batalha de rima, performance e em que a maior parte da programação apresentaram artistas locais, com repertórios autorais. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

                                                                 

 

                

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

 

Acessar WhatsApp Web