Painéis, palestras, lançamento de livro e oficinas ocorrem paralelamente ao Festival Vambora
Quando se pensa em festival de música, o que vem à mente de pronto, são artistas e público. Mas até que ocorra o “grand finale”, são necessárias muitas etapas em preparação. E é justamente o percurso de produção que pauta as atividades do LabVambora. O objetivo é atender os principais envolvidos nesse processo.
Painéis, palestras, lançamento de livro e oficinas serão realizadas entre os dias 27 e 30 de setembro em diferentes espaços da capital mato-grossense. A programação completa e link para as inscrições gratuitas, podem ser acessados aqui. A série de atividades ocorre paralelamente ao Festival Vambora, que de 28 a 30 contará com a apresentação de mais de 60 artistas, em uma superestrutura montada na Arena Pantanal. MV Bill, Rashid e Criolo são alguns dos artistas convidados.
No primeiro dia do LabVambora, 27 de setembro, um evento especial impulsionará a corrida por inscrições de artistas e público. Às 19h, o Centro de Sustentabilidade do Sebrae recebe o consagrado rapper MV Bill, que palestrará e fará lançamento do seu livro sucesso de vendas, “A vida me ensinou a caminhar”. Mas vale ressaltar, é preciso garantir logo a vaga, pois as inscrições são limitadas.
Focada na capacitação técnica, será ofertada ao longo do dia, uma oficina para quem quer saber mais sobre sonorização profissional e desenho de sistema. A oficina “Alinhamento de Sistemas” será ministrada por Kadu Melo, no Espaço SebraeLab. Das 13h às 18h ele apresentará teorias e exemplos práticos sobre o tema.
Então, o próximo passo será uma incursão pela Arena Pantanal, onde já estará montada a estrutura de som do Festival Vambora. Das 20h às 23h os participantes se dedicarão à prática. Nesse momento, serão apresentadas, por exemplo, técnicas para ampliar a compreensão sobre comportamento acústico, controle e otimização de todo conjunto de caixa acústica.
Carreira artística
Já no dia 28 de setembro, das 14h às 15h, o LabVambora migra para o Palácio da Instrução, no centro da capital. É lá que a produtora cultural Larissa Sossai, da Lambuza Musical, falará sobre o tema “Gestão de carreira para artistas independentes”. Traçando um panorama e diagnóstico da posição do artista na cadeia musical, estimulará autoanálise, apontando caminhos possíveis e perspectivas de rentabilidade.
Na sequência, das 15h às 16h, Nereu Teixeira, que é gerente no Distrito Federal, do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) falará sobre os serviços da entidade na perspectiva da parceria com os artistas.
Produção
No dia seguinte, 29, representantes da Guria Produtora, do Rio Grande do Norte, realizam a oficina “Produção de shows, eventos e festivais”, para quem quer abraçar o desafio da produção cultural. Vai ser das 8h às 12h e das 14h às 16h, no Palácio da Instrução. Assuntos como elaboração e gestão de projetos, direção de produção e técnica, bem como produção musical e cursos e imersões criativas figuram na ementa. No mercado há dez anos, a equipe já capacitou mais de 1 mil alunos em todo Brasil.
E para aproximar ainda mais os inscritos na oficina, do universo da produção, no dia 30 de setembro a oficina continua das 8h às 12h, no backstage do Festival Vambora, na Arena Pantanal.
Vivências
Por fim, a troca de vivências. O dia 30 de setembro é marcado também, por dois painéis que abordam os desafios e potências dos festivais independentes. A realizadora do festival, Silvana Córdova e a diretora artística, Alessandra Grandini, além de Sara Mazarello compartilham a experiência de produzir um evento de grande vulto, em “Sonhar e fazer acontecer: O Festival Vambora”. O painel tem mediação da jornalista Maria Clara Cabral. A atividade será no Palácio da Instrução, das 14h às 15h.
Fechando o ciclo do LabVambora, o painel “A Importância dos festivais” contará com a presença da presidente da Associação Brasileira dos Festivais Independentes (Abrafin), Sarah Loiola; da realizadora do Festival do Sol (DF), Ana Morena, Fernando Rodrigues, do Cerrado Fuzz e João Pace, do Baguncinha O Festival. A mediação é da jornalista Lidiane Barros.
Serviço
LabVambora de 27 a 30 de setembro:
Centro de Sustentabilidade do Sebrae (R. Cinco, 144 - Centro Político Administrativo)
SebraeLab (Av. Historiador Rubens de Mendonça, n° 3999 – Centro Político Administrativo)
Palácio da Instrução (R. Antônio Maria Coelho, 151 – Centro)
Arena Pantanal (Av. Agrícola Paes de Barros,s/n – Verdão)
Programação e inscrições: https://linktr.ee/labvambora
Mais informações sobre o festival: https://bit.ly/m/festivalvamboramt