Mulheres do Doutor Fábio II trocam oficinas com foco em complementação de renda

O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT) está desenvolvendo, durante o mês de fevereiro, o projeto Periferia do Saber, junto às mulheres da comunidade Doutor Fábio II, em Cuiabá. A proposta oferece oficinas de produção artesanal, aos finais de semana, com foco nas trocas de experiências e de saberes, permitindo conhecimentos para a complementação de renda.
 
Num clima de acolhimento, na chácara da coordenadora do núcleo do Imune no bairro, maria Jacira Silva, as mulheres despertam suas potencialidades, por meio de oficinas de crochê e bicos em panos de prato, de bolos e salgados, de doces e de tranças. “O espaço é simples, mas o projeto é grande e poderoso”, registra material de divulgação da iniciativa. A participação é totalmente gratuita.
 
As oficinas são ministradas pelas próprias mulheres do bairro para si mesmas. Marilene Oliveira, por exemplo, ensina a fazer salgados e bolos e aprende a fazer trufas com Janaina Pinheiro que, por sua vez, vai aprender a fazer tranças com a haitiana Lovena. E a Maria de Jesus, crocheteira há 22 anos, dá oficina de crochê e bico de panos de prato.
 
As oficinas começaram no dia 4 de fevereiro e o encerramento será neste domingo (26), com a apresentação dos trabalhos. Para fechar o ciclo, a presidente do Imune, Antonieta Costa, falará sobre o empoderamento das mulheres.
 
O Periferia do Saber tem parceria com o Movimento Vambora.

 

Autor:  Priscila Mendes

Acessar WhatsApp Web