Vambora apresenta artistas autorais na Feira do Empreendedor

Showcase da Feira do empreendedor contou com 15 apresentações musicais de artistas regionais expondo seus trabalhos autorais

 

Por Luana F. Moreira

 

        A Feira do Empreendedor Sebrae aconteceu na capital cuiabana entre os dias 5 a 8 de outubro,no Centro de Eventos do Pantanal. O principal foco do evento foi conectar empresas, estimular pequenos negócios e contou com especialistas para consultoria. Nesse sentido, a cultura regional recebeu destaque, pois durante os quatro dias de evento, aconteceram quinze apresentações musicais, com trabalhos autorais. Vale ressaltar que todos os artistas participaram de um roda de conversa com os principais curadores de festivais do país e também consultoria exclusiva a fim de capacitar os artistas em seus empreendimentos musicais. 

   Desse modo, o objetivo do Showcase e a roda de conversa entre os artistas e os curadores, visava qualificar o empreendimento dos artistas regionais, expor seus trabalhos autorais para os organizadores dos festivais, de fora do estado.   

  Entre os artistas que apresentaram suas composições autorais, estão a Pacha Ana, Karola Nunes, Thales Paiva, Estela Ceregatti, Izafeh, Cris Chaves, Ceci Ceci, Thay Weck, Rogê Além e Silver Guy Blues Band. 

      Além disso, os curadores do Showcase, que acompanharam as performances dos artistas regionais, são Hernan Halak (Produtor Cultural e Diretor do Festival Mucho! ), a Sara Loiola , produtora, curadora musical e gestora cultural e a  atual presidenta da Abrafin, a Associação Brasileira de Festivais Independentes e também idealizadora dos Festivais: Yalodê  (Festival Internacional de Cantoras Negras) e Rojão; com a Alessandra Grandini (coordenadora artística do Festival Vambora e Produtora Cultural), formada em Rádio, Tv e Internet na Universidade Anhembi Morumbi, com mestrado em Estudos e Práticas de Cultura pelo IFMT e também a Tulani Nascimento (BA), publicitária e produtora da Favela Cult, uma agência de conteúdo da Periferia e responsável pelo Festival FLA. 

     Vale ressaltar, a carreira de alguns artistas mato-grossenses. Como a Karola Nunes, que é cantora, compositora, instrumentista e sonoplasta. Graduada em Música pela UFMT, sua trajetória na música começa em 2004 em sua cidade natal, Rondonópolis-MT. Na sua carreira musical, a artista soma diversas premiações, sendo eles o Prêmio Profissionais da Música (DF) como Melhor Autora do Centro-Oeste em 2021, Melhor Cantora em 2023 e Melhor Videoclipe do Centro-Oeste em 2021 e 2023. Além do seu trabalho solo também atua com outros projetos como a Calorosa, banda que idealizou e que traz influência direta de alguns ritmos mato-grossenses como rasqueado, lambadão e cururu, e, também integra o grupo de samba formado por mulheres, Sasminina.

   Ana Gabriela Corrêa ou Pacha Ana é musicista, atriz, poetisa e arte educadora. Ela é natural da cidade de Rondonópolis em Mato Grosso no Brasil e foi a primeira mulher no estado a gravar um disco de Rap, o álbum autoral "Omo Oyá" de 2018. Em 2019 ela esteve em turnê pelo Sesc Arsenal com o espetáculo "Faces: A Poesia Negra Em Mim, Em Nós". Em 2021 Pacha Ana apresentou seu último trabalho, o disco "Suor e Melanina", e atualmente se prepara para o lançamento de seu terceiro álbum, Motumbá (a benção em Yorubá) em setembro de 2023.

   Heitor Mattos, cuiabano, 22 anos, músico, compositor, guitarrista desde 15 anos. Em 2021, iniciou seu projeto solo com músicos da cena cuiabana. Na ideia de transformação do som regional, para movimentar a cultura Mato-grossense, para entreter, e levar leveza, ter inclusão de todas as raças, gêneros e classes sociais. Expandindo letras de identificação, no rock/reggae/indie, e levantando a bandeira de Mato-Grosso para que bandas tenham oportunidade de sonhar e se incluir nos shows/festivais do mundo afora.

    Estela Ceregatti é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, sonoplasta, professora de canto e regente de Cuiabá, Mato Grosso. Graduada em Música pela UFMT,  a cantora tem três álbuns solos e autorais lançados, sendo eles o “AR” – 2017, “CACICA” – 2022 e “TERRA FORÇA MULHER” – 2022. Tem desenvolvido também um importante trabalho de produção e direção musical de espetáculos de teatro e dança, além de atuar na criação de trilhas originais e sonoplastia para cinema. Estela Ceregatti é também é fundadora,coordenadora e professora de música da Formação em Pedagogia Waldorf Cuiabá, regente e diretora do Coral Desvendar.

     Thales de Paiva é cantor e compositor, bacharel em música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nascido em Belo Horizonte, há nove anos vive em Cuiabá, onde lançou seu primeiro álbum intitulado Cão Latino, por meio do edital municipal da Lei Aldir Blanc.Suas apresentações, refletem a pesquisa com foco nos diversos gêneros da música brasileira, como a ciranda, o xote, maracatu, baião e muito mais. São mais de dez anos de estrada, produzindo diversos shows com ênfase nas mais variadas vertentes da música popular brasileira. O primeiro álbum conta com seis músicas autorais que representam diferentes fases do artista.





 

  

 

Acessar WhatsApp Web