FESTIVAL VAMBORA
Tendo como pilares a música, a economia criativa e a sustentabilidade, o festival oferece de forma democrática e com acessibilidade, circulação artística, com uma estrutura de grande porte, shows locais e nacionais, intervenções artísticas, batalhas da cultura hip hop, feira de empreendedores, praça de alimentação com foco na gastronomia local, grafite, flash tattoo, skate, e diversos outros segmentos que o tornam um festival de artes integradas.
Resumidamente, este é um projeto criado para colocar Mato Grosso e seus artistas locais na rota dos festivais nacionais, incluindo toda a diversidade que esse belíssimo estado tem a oferecer. O Festival Vambora garante o resgate da nossa ancestralidade cultural, equidade de gênero, étnico-racial e pessoas LGBTQIAP+, gera renda para o setor da economia criativa e proporciona orgulho de pertencimento da nossa territorialidade, afinal, não há só cultura e arte nos grandes centros. Mato Grosso também é potência.
A palavra-chave deste festival é CONEXÃO, da música com os mais variados setores artísticos, da nossa ancestralidade com o contemporâneo, dos nossos 3 biomas (pantanal, cerrado e Amazônia), dos nossos artistas locais com os nacionais, dos nossos povos originários com os mais diversos públicos e de Mato Grosso com todo o Brasil.
INOVAÇÃO DO PROJETO
O festival como um todo é um projeto inovador, porque cada artista que expõe seu trabalho tem uma sonoridade única, as exposições de arte, o jeito de fazer a culinária, essa conexão do moderno com nossa cultura popular e urbana. Um encontro com a diversidade em meio as grandes plantações de grãos.
A sustentabilidade também é inovação neste projeto, pois o Festival Vambora é o primeiro evento Rumo ao Lixo Zero do Estado de Mato Grosso. No ano de 2023, em sua terceira edição, recebeu o selo "Rumo ao Lixo Zero” após a realização do evento. O selo é outorgado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
A certificação veio após redução de 72% de resíduos destinados a aterros sanitários. Durante o festival, mais de uma tonelada e meia de resíduos foram separados para reciclagem e compostagem. E para o de 2024 buscamos atingir a meta de ser o Primeiro Festival Lixo Zero do País.